ONDULATÓRIA - Parte 1 {FÍSICA}

ONDULATÓRIA

O que são ondas? Como se formam? Mecânicas ou eletromagnéticas? Unidimensionais, bidimensionais ou tridimensionais? Como distingui-las? O que são ondas Transversais e Longitudinais? 
por: 
Gabriel Garcia Levinski
Onda bidimensional
     Logo que pensamos em ondas, o que nos vêm à cabeça? O mar da praia onde vamos? Ou talvez a pedra que jogamos em um lago que provoca pequenas ondinhas. Não. Não é tão simples assim. Existe todo um processo físico por trás das ondas que provocamos ou até mesmo aquelas provocadas pela natureza. Para que uma onda se faça, é necessário um pulso, alguma ação, mesmo que seja humana ou natural para que a água, o som ou a luz se espalhem. As ondas podem se propagar por vários cantos e as coisas que emitem ondas são chamadas de Fonte. É importante frisar que todo e qualquer tipo de onda não transporta matéria. Agora, vamos aprender a classificar as ondas de acordo com suas características, direção de propagação e entender mais sobre as ondulações e frequências. 
      Existem ondas Mecânicas e ondas Eletromagnéticas. Estas são as duas primeiras classificações que devemos ter em mente. As ondas mecânicas necessitam de algo material para se propagarem. Não podem simplesmente se fazer no vácuo. Ela necessita de uma certa "base". O nosso principal exemplo são as ondas do mar, que estão diretamente ligados ao solo, à areia. Ou seja, existe um meio para que esta se propague. Já as ondas eletromagnéticas, diferentemente das mecânicas, podem se propagar tanto no vácuo quanto em meios materiais. As ondas de rádio podem ser um bom exemplo, pois elas, a partir da emissão da antena, pode "flutuar". 
Ondas de rádio: Mecânicas, tridimensionais e longitudinais
     Ondas podem se propagar para quase todos os cantos possíveis. Mas há exceções, pois existem delas que se propagam apenas para uma direção, ou outra. Veremos agora a classificação em relação à direção de propagação: As unidimensionais são aquelas que se propagam para apenas uma direção. As bidimensionais são as que se propagam apenas sobre uma superfície plana. E as tridimensionais se propagam para todas as direções possíveis, como se uma pedra fosse jogada em um lago e as ondas fossem para todos os lados.
     Outra característica marcante quanto às características que diferem as ondas, temos que: 
   -> Ondas transversais: São aquelas cujo a a direção da propagação é perpendicular à direção da vibração de seus pulsos. Como por exemplo, temos a corda, que, quando amarramos na parede e damos um pulso, as ondas que são produzidas são transversais. 
   -> Ondas longitudinais: São aquelas que a direção da propagação é a mesma que a direção de vibração dos pulsos. É o que acontece com as ondas sonoras. 
      E para conhecer mais características próprias das ondas, clique aqui e acesse outra postagem. 

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes