Espaço Produzido {GEOGRAFIA}

O ESPAÇO E A AÇÃO HUMANA 

Como o homem, por meio de sua força e intelectualidade, mudou o mundo e a sociedade
por
Gabriel Garcia Levinski
   Há muito tempo se estuda a geografia como algo que se interessa pelos aspectos físicos e relativos em relação ao espaço. Mas, ao contrário do que muitos pensam, as relações do ser-humano com o ambiente em que ele vive também são alvo da análise geográfica. É muito pertinente conhecermos as duas ciências (geografia absoluta e relativa) para somente depois começar a fazer um estudo um pouco mais aprofundado desta relação que põe em xeque o destino do mundo.
Frederich Ratzel, o pai da teoria determinista
    A frase acima pode parecer um pouco forte demais, mas é a pura realidade. Enquanto a natureza expressa relativa submissão sob o homem, este, que exerce o maior cargo dentro da grande rede que são as relações sociais, tem grandes chances de mandar tudo o que está ao seu alcance. Porém, só conseguiremos compreender o avanço dos humanos sobre o espaço assim que fizermos algumas considerações históricas a respeito do assunto. É interessante destacar que na pré-história, o homem tinha de se adequar ao que a natureza tinha a lhe oferecer, se acostumando com o espaço, sem poder alterá-lo com suas próprias forças - a base da teoria determinista, de Ratzel, se baseia nesta ideia. Logo depois, na segunda metade da pré-história, com o significativo avanço da agricultura, o homem passou a manter domínio sobre tudo aquilo que antes lhe dependia a vida. Foi ainda, com o surgimento das novas tecnologias o espaço passou a ser aquilo que muda toda a hora. Este é o conceito principal do Espaço Produzido, simplificadamente, onde, com a passagem do ser-humano, tudo é alterado; muitas vezes é por meio dos benefícios, da necessidade que estas alterações desorganizadas acontecem, porém, outras, acontecem apenas por excesso de ego. 
     Quando o homem passou a modificar o espaço à sua volta, entra outra teoria, muito famosa, conhecida como teoria possibilista, onde Vidal de la Blache dizia que "o homem é um produto do meio, mas pode modificá-lo de acordo com sua necessidade". Neste fragmento, o pensador dizia que o homem, se achar útil, pode mudar toda a natureza à sua volta, o que nos remete à ideia geral do Espaço Produzido.

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes