Propriedade Distributiva {MATEMÁTICA}

EM MEIO AOS PARÊNTESES 

Tipo de contas que apenas algumas pequenas e simples multiplicações já resolvem nosso problema
por
Gabriel Garcia Levinski
   Certas vezes, o tamanho das contas que encontramos em livros matemáticos chegam à nos assustar um pouco. Se houver um pouco de técnica e conhecimentos, podemos, se o enunciado nos pedir, diminuir um pouco a expressão até que ela fique um pouco menor, nos ajudando na hora de concluir as outras contas. Trata-se da Propriedade Distributiva, que entra no grupo das contas dos chamados Produtos Notáveis (que iremos estudar em breve). Certamente você que já passou da sétima série (oitavo ano) já se encontrou com esse tipo de problema em sua vida, por isso, vamos ver como funciona. 
    Observe a expressão: 
(3x+2).3
     Pegamos, inicialmente, uma expressão pequena. Ficaríamos, se não conhecêssemos esse conteúdo, sem saber o que fazer. Vamos ver que, se multiplicarmos cada um dos termos de nossa expressão, teremos um resultado um pouco melhor. Vejamos: Devemos, primeiramente, multiplicar os dois termos que estão entre parênteses (3x+2) pelo 3. A primeira conta se resume: 9x. Temos que, para essa conclusão, multiplicamos o 3x pelo 3, que está do outro lado da multiplicação. Deste modo, a primeira parte de nossa equação, seria: 
9x + 
    Lembramos, que o sinal de mais (+) prevalesse porquê a próxima multiplicação dará um número positivo. Se fosse ao contrário, logo teríamos o sinal negativo (-) em nossa expressão numérica. Vamos à próxima multiplicação: Teremos que multiplicar o número que está do outro lado do sinal positivo (2) pelo 3. O resultado dessa multiplicação é, obviamente, 6. Por isso, nossa conclusão é, juntando com a outra parte (9x +):
     9x + 6 
    Pode-se haver outros estilos de propriedade distributiva, onde o mesmo método pode ser aplicado. 

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes