Figuras de Sintaxe

  Existem cinco tipos de figuras de sintaxe e são bem usadas no nosso dia-a-dia. A primeira delas é a conhecida repetição:
A repetição, como o próprio nome sugere, é quando alguma palavra é repetida. Como por exemplo "Eu vou PERGUNTAR para você, PERGUNTAR ao professor e PERGUNTAR à senhora.".
  Já a Elipse é diferente, pois é a omissão de um termo que a gente sabe que ali está presente, só que não aparece, por exemplo: "Mando ela ir para casa!" Na frase não aparece, mas na frente do mando, a gente sabe que existe a palavra "eu".
   Pleonasmo é a repetição de sentido por meio de palavras diferentes, como: "Há dez mil anos atrás". A palavra   "há" já indica o tempo; E "atras" indica a mesma coisa. Existem também pleonasmo vicioso, que seria: "Subir pra cima", "descer para baixo".
    Já o Assíndeto é a quando a conjunção deveria estar junta de outra palavra, mas é separada por virgula, exigindo maior atenção do leitor. Exemplo: Eu comia, catava e conversava".  O assíndeto é diferente do Polissíndeto.
    O polissíndeto é o uso repetido de conjunções, como: "Eu comia o almoço e cantava e conversava." Note que o uso do "e" é repetido diversas vezes.
*Escrito por: Gabriel Garcia Levinski

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes