Problemas Ambientais na Ásia {GEOGRAFIA}

O LADO OBSCURO DA ÁSIA

O continente asiático, um dos mais desenvolvidos, também enfrenta graves problemas com relação ao ambiente.
por
Gabriel Garcia Levinski
   Quando alguém fala em Ásia, você logo se lembra de novidades tecnológicas, do vídeo-game do momento, mas nesse continente, ainda existe muita agricultura. E, deste modo, acontece que nessa região do planeta, há um impacto ambiental muito grande. Na verdade, não é apenas um, são milhares, mas nesse post, só ressaltaremos os piores. Que são: Poluição Atmosférica, Chuva ácida, desmatamento, caça ilegal e poluição por meio do lixo.
A indústria da Ásia também colabora para um
aumento na emissão de gases poluentes
    Poluição Atmosférica se origina das grandes industrias da Ásia, que são localizadas no Japão e no leste da China, grandes potências baseadas no setor terciário quaternário. Isso acontece pois, estes países, além de investirem em novidades derivadas da tecnologia, também comercializam carvão, petróleo e outros produtos minerais, que resultam em uma queima muito intensa destes produtos, fazendo com que parcela da população adquira doenças derivadas desta queima de gases poluentes que são soltos no ar sem nenhum tipo de consciência dos fabricantes. Em países onde a liberação destes gases é mais intensa é indispensável o uso de máscaras.  
    A chuva ácida ocorre por causa da liberação de gases nocivos na atmosfera, como o CO2. Se dá ainda por conta de lixos descartados nos rios - que, ligados ao ciclo da chuva, são condensados e precipitados junto da água, que está em péssimas condições. Após a chuva, é possível ver os estragos, como a queima das floresta e destruição de casas, além de trazer consigo grandes prejuízos para o povo asiático também financeiramente. A Chuva ácida pode ser combatida pela própria população, que, se conscientizadas, pode barrar o avanço das chuvas. 
    O desmatamento ainda é um problema para grande parte do mundo, mas é claro, na Ásia não seria diferente. O continente enfrenta este problema pelo fato de ser rica em flora. Comerciantes dos países asiáticos e até mesmo estrangeiros vão extrair árvores dos campos. Parte significativa do continente asiático é formada por florestas, o que chama atenção de muitos indivíduos que vendem as madeiras extraídas por um preço superior em outro país do exterior. 
     Caça Ilegal também é outro sério problema. Certos países asiáticos possuem uma fauna acima do normal. São animais em extinção que valem um belo preço e por isso, são os principais alvos de caçadores. A caça inapropriada vem trazendo vários problemas para o Japão, por exemplo, onde a pesca predatória se torna um grande problema. E também, com o sumiço de alguns animais, o desequilíbrio na cadeia alimentar é um problema eminente.  Para saber sobre os problemas do japão, clique aqui
    A sucata produzida em solo asiático chega a índices avassaladores, o que preocupa muito os governos. A maioria deste lixo é descartado em lugares inapropriados, desta forma, poluindo o solo e ainda causando mais problemas com o ar por conta do chorume que se espalha na terra e contamina alimentos. 

5 comentários:

Anônimo disse...

uhu

Anônimo disse...

otimo

gira disse...

- Muito obrigada, consegui aprender bastante, e já estou me imaginando a defender meu trabalho de Geografia. Que Deus te abençoe.

Anônimo disse...

gostei bastant ajudo m a compreender muito sobre os problemas ambientais da asia xto gratificant....

Anônimo disse...

maravilhoso, valeu aê

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes